quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Capacitação para orientadores sociais e coordenadores

Foto: David Jones
Por Elenice Costa

O Sistema de Acompanhamento de Gestão do Projovem Adolescente (Sisjovem), da Secretaria da Família e Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (8) uma capacitação com os profissionais que desenvolvem atividades nos coletivos implantados no município. Cerca de 40 orientadores sociais e coordenadores participaram da capacitação.
De acordo com o técnico responsável do Sisjovem, Rogério Aguieiras, essa é a primeira capacitação para o preenchimento de dados do sistema e todos os profissionais responderão um questionário onde os dados coletados serão enviados ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Assim, todas as etapas dos trabalhos desenvolvidos no município serão enviadas ao órgão. Esse questionamento acontecerá duas vezes por ano.
A capacitação visa contribuir para a qualificação dos profissionais do Projovem Adolescente, identificando os principais desafios que se colocam frente à implementação do serviço, bem como as boas práticas capazes de avançar no sentido da superação das dificuldades identificadas.
O Sisjovem possibilita o acompanhamento on-line da gestão do programa e fornece aos gestores do governo informações detalhadas e consolidadas sobre a execução de todos os aspectos deste serviço socioeducativo como, por exemplo, a freqüência.

- A capacitação habilita os orientadores sociais do Projovem Adolescente no correto preenchimento e utilização, de modo a conhecerem as diversas funcionalidades e regras do sistema, potencializando a gestão preventiva do serviço desenvolvido nos coletivos – finaliza o técnico responsável.