Por Elenice Costa / SMFAS
“Alguns municípios próximos a Campos não têm comprometimento em trabalhar com a questão da política nacional de pessoas em situação de rua, por isso, Campos recebe cada vez mais pessoas nessa situação”. A afirmação é da secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, que nesta quinta-feira (02) comandou equipe formada pela Casa da Cidadania e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), em parceria com a secretaria de Saúde e apoio da Guarda Civil Municipal, numa ação nos principais pontos da cidade onde há aglomeração de pessoas em situação de rua.
De junho de 2011 ao mesmo período deste ano, o índice de moradores em situação de rua, espalhados em vários pontos do município, teve um aumento de mais ou menos 50%. Cerca de 450 atendimentos já foram prestados somente este ano, pela Casa da Cidadania e Centro Pop, órgãos vinculados à Secretaria da Família e Assistência Social.
Na noite de quarta-feira (1), foram feitas 19 abordagens sociais, pela equipe do Centro Pop, em pontos como Jardim São Benedito, Praça do Liceu de Humanidades, Correios do Centro, Rodoviária Roberto Silveira e Mercado Municipal, onde foram constatadas sete pessoas em situação de rua, residentes em Campos. Os outros são de Macaé, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Vitória, Espírito Santo e Cachoeira de Itapemirim. Leia mais.