sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bazar com artigos confeccionados por artesãs locais

Foto: Rodolfo Lins
Por Elenice Costa

Com objetivo de valorizar a cultura mostrando a diversidade, criatividade e originalidade dos artesãos do município, o Programa Economia Popular Solidária, em parceria com o Fórum Local de Economia Solidária, realizou nesta sexta-feira (27), o II Bazar Ecosol. O evento aconteceu na Praça da República, no Centro, com a participação de várias artesãs que expuseram seus produtos com preço acessivo ao consumidor. O Fórum Local de Economia Solidária do município de Campos teve início em 2010 e hoje conta com 20 grupos voltados para o artesanato e a gastronomia. O evento tem apoio da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP).
O maior foco deste evento é o Bazar Ecosol, com exposição de peças de roupas e acessórios semi-novos, com preços acessíveis ao consumidor. Toda a renda arrecadada será revertida ao fundo solidário, que foi criado para que grupos ligados ao fórum possam participar de eventos em outros municípios. A proposta é levar os conceitos da economia solidária, que propõe o comércio justo e solidário, além da reutilização dos produtos.
De acordo com o diretor do Departamento de Recursos Humanos e Cidadania da secretaria da Família e Assistência Social, Evanilson Fidélis, a intenção é agraciar o município com mostra dos trabalhos confeccionados pelas artesãs “Assim a população tem oportunidade de adquirir, por um preço módico, produtos de qualidade”, disse o diretor do departamento.