quarta-feira, 25 de julho de 2012

Formatura do PBA Centro Dia do Idoso

Foto:Rogerio Azevedo
Por Vanessa Nascimento/Secom


O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) formou 20 alunos do Centro Dia do Idoso (CDI) que realizaram o sonho de ler, escrever e calcular. O PBA é um programa do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A formatura aconteceu na tarde desta terça-feira (24), às 14h, no CDI, que cedeu o espaço para a realização das aulas.

O PBA tem como objetivo promover a cidadania por meio do letramento e da alfabetização. “O programa permite que eles tenham acesso à leitura e a escrita que nunca tiveram oportunidade de aprender”, declarou a Secretária de Educação, Joilza Rangel.

De acordo com a gestora municipal do programa, Margareth Moreira Manhães, atualmente o município de Campos possui 120 alfabetizadores, 10 coordenadores e aproximadamente 1.800 alunos no total. O programa tem duração de oito meses.

- Espero que esse programa nunca acabe e dê oportunidade para outras pessoas, assim como eu tive essa grande oportunidade. Foi muito importante para mim, porque aqui eu aprendi coisas que já havia esquecido, eles fazem a gente relembrar. Me sinto realizada - declarou a aluna, Maria José Gomes dos Santos, 60 anos.

A outra aluna, Celí de Almeida Celestino, 83 anos, falou das amizades que conquistou ao longo dos três anos que esteve no Programa. "Conheci pessoas muito importantes e como na época que eu era criança não possuía escola na minha cidade, não tive oportunidade de aprender a ler e escrever", disse a aluna, natural de São Francisco de Itabapoana.

Para a professora do programa, no Centro Dia, Telma dos Reis Riscado, o programa é muito importante na vida desses idosos. “Aqui eles encontram assistência, elevam a autoestima e têm a oportunidade de se atualizarem. É um trabalho maravilhoso muito gratificante”, disse.