quinta-feira, 5 de julho de 2012

Iniciativa do Centro de Reabilitação recebe aprovação

Foto: Rodolfo Lins
Na manhã de ontem, quarta-feira (04), foi inaugurado pela Prefeita Rosinha Garotinho o Serviço de Proteção Social para Pessoas com Dependência Química – Clínica de Reabilitação Geremias de Mattos Fontes, no distrito de Morro do Coco. A iniciativa recebeu aprovação de populares e autoridades.

- A Clínica de Reabilitação vem coroar as ações da prefeitura nas áreas social e da saúde. O município implantou o programa de vacina que garante às crianças do município a vacina Prevenar e à futura geração de mulheres de Campos com a vacina do HPV, aplicada em meninas de 11 a 15 anos. Agora o governo está inaugurando um local em que famílias vão ser resgatadas - salientou o vice-Prefeito Doutor Chicão.

Pároco da Igreja Nossa Senhora da Penha, em Morro do Coco, o Padre João Paulo de Souza ( foto) salientou a importância da clínica. “No calvário do mundo das drogas, é importante uma obra para construir pessoas, reestruturar jovens e famílias. Rogo a Deus que abençoe a toda equipe que vai trabalhar aqui”, pediu o padre.

Pastor da Igreja Batista e psicólogo, Arnaldo Stellet, concordou com o padre. “Todos os momentos que virão a partir do trabalho realizado na clínica serão de grande importância para as famílias, que precisavam desse local que com certeza acolherá os que precisam”, afirmou.

Clínica - O Serviço de Proteção Social para Pessoas com Dependência Química – Clínica de Reabilitação Geremias de Mattos Fontes – é uma parceria das secretarias de Saúde e de Família e Assistência Social, através do Departamento de Proteção Social Especial, com a Comunidade S8, uma Organização Não-Governamental (Ong) de Nova Iguaçu, a clínica receberá pacientes encaminhados pelo Centro de Atenção Psico-Social Álcool e Droga Dr. Ari Viana (Caps AD) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).


Confira aqui as instalações e capacidade clínica:

Instalado numa área onde funcionava um hotel fazenda, a clínica, que inicia o atendimento na próxima segunda-feira (09), tem capacidade para atender a 70 dependentes de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas entre homens e mulheres a partir dos 18 anos. São 50 vagas para homens, 10 para mulheres e outras 10 para pacientes compulsórios, isto é, encaminhados para tratamento pela Justiça. Uma equipe multidisciplinar formada por 30 profissionais farão o atendimento. Serão médicos, fisioterapeutas, pedagogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Segundo a secretária municipal de Família e Assistência Social, Izaura Freire, inicialmente, 20 pacientes serão atendidos. “O objetivo é que possamos avaliar o serviço prestado e fazendo os ajustes necessários”, explicou Izaura.