segunda-feira, 16 de julho de 2012

Vacinação para pessoas em situação de rua durante esta segunda-feira

Foto: Rodolfo Lins
Por Elenice Costa

Cerca de 50 pessoas em situação de rua e funcionários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e Casa da Cidadania, órgãos vinculados à Secretaria da Família e Assistência Social receberam na manhã desta segunda-feira (16), doses das vacinas tríplice viral, Hepatite B, Antigripal e Antitetânica. A ação é promovida pela Secretaria de Saúde e se estende ate às 15h. A proposta e imunizar funcionários e usuários que são atendidos pelos serviços.
Segundo a coordenadora do Centro Pop e Casa da Cidadania, Maria Cristina Pereira, essas pessoas muitas vezes optam por viver na rua como forma de autopunição, por alguma razão elas se acham merecedoras dessa condição de vida. “Precisamos criar um vínculo com esses usuários, fazendo com que retomem essa capacidade, ajudando a resgatar sua auto-estima e a razão de viver”, classificou Maria Cristina.
Segundo a coordenadora, esta iniciativa é, também, parte integrante da rede de atenção psicossocial em dependência química, que está sendo desenvolvida no município. “Trabalhando junto teremos melhores condições de acolher e oferecer assistência adequada a esses seres humanos que acabam se refugiando nas ruas, nas drogas e no álcool”, concluiu.