sexta-feira, 20 de julho de 2012

Desfile da Coleção inverno 2012 dos CRAS

Fotos: Rodolfo Lins
Por Franio Abreu

O Parquecentro Shopping parou na noite de quinta-feira (19) para assistir as últimas tendências da coleção inverno. A diferença deste desfile para outros tantos é que a coleção, assim como os acessórios – bolsas, carteiras, colares, pulseiras e brincos – foram confeccionados por usuárias que fazem parte dos cursos do Programa de Inclusão Produtiva, da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social.
E, de acordo com as pessoas que se aglomeraram no segundo piso do shopping para assistir ao desfile, o acabamento final das peças, assim como o visual, não fica nada a dever aos produtos que são comprados em boutiques locais ou confeccionados por costureiros conhecidos na cidade. “Gente, isso tudo é muito bonito. Estou encantada com tudo o que estou vendo e não sabia que a gente podia aproveitar tanta coisa que se joga fora para transformar em roupas e acessórios”, disse a dona de casa, Angela Dias Nascimento, 46 anos.
Na passarela, destaque para os acessórios fabricados com fibra da bananeira, papel jornal, tampa de garrafa peti, entre outros. E, ainda, crochê misturado com renda, retalhos rebordados que juntos formam mosaicos coloridos para jaquetas, saias e vestidos, entre outras novidades. Até mesmo tiaras e enfeites de cabelo são fabricados por usuárias do programa.


A coordenadora do Programa de Inclusão Produtiva, Angela Muylaert, explica que hoje são mais de 200 usuárias que participam deste programa e ganham dinheiro, já que vendem por conta própria ou trabalham na confecção das peças que são comercializadas na loja do programa, que funciona no shopping onde aconteceu o desfile. “O mais importante é que isso tudo bonito e de qualidade que vocês estão vendo, gera renda para inúmeras mulheres do nosso município”, acrescenta a coordenadora.
As peças que são produzidas em Campos já foram avaliadas pela consultora de fama internacional, Cristina Franco, que veio a Campos especialmente para conhecer o que é produzido aqui em termos de moda. E não é só isso. O que é feito aqui é levado para feiras e eventos no Rio de Janeiro, entre outros e as pessoas ficam encantadas com a qualidade e beleza. Muito mais ainda temos por fazer, mas a partir destas observações, constatamos que estamos no caminho certo.