quinta-feira, 5 de julho de 2012

Instalado em Campos o Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos

Foto: Rodolfo Lins
A Prefeita Rosinha Garotinho, o vice-Prefeito Dr. Chicão e eu, como secretária da Família e Assistência Social, inauguramos ontem, terça-feira (4), na localidade de Morro do Coco, o Centro Municipal de Reabilitação Para Dependentes Químicos Jeremias Mattos, onde funcionará o Serviço de Proteção Social Para Pessoa com Dependência Química.

A prefeitura adquiriu o antigo Hotel Fazenda Pedra Lisa e fez a reforma e adaptação de salas, rede de proteção na varanda, divisórias para criação de salas, pintura geral, acessibilidade, substituição de todo o emboço, poda de vegetação, substituição de luminárias e instalação de ventiladores.

O tratamento é gratuito e oferecido a partir de encaminhamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), AD álcool de drogas. O objetivo é acolher com conforto as pessoas mergulhadas no universo da dependência.

O Centro conta com 50 vagas para homens, 10 para mulheres e 10 vagas que ficarão compromissadas com o Poder Judiciário. As vagas são para pessoas dependentes de substância química, lícita ou ilícita.

A partir desta segunda-feira (9), o Centro de Reabilitação vai receber os primeiros pacientes. O tratamento tem a duração de 45 dias, com internação e acompanhamento pós-internação de 6 meses.

É muito importante estar inaugurando mais um equipamento da secretaria da Família e Assistência, em parceria com a secretaria de Saúde. O Serviço de Proteção Social trabalha em função de resgatar famílias. A questão dos dependentes químicos no município faz parte dos problemas de nossa sociedade. Temos que olhar esse problema como social e tentar combater essa mazela. Estamos realizando um trabalho grande, que envolve educação e saúde dentro da política de assistência.