segunda-feira, 2 de julho de 2012

Circuito Julino “O rei do baião” para crianças do Peti

Por: Elenice Costa/ Foto: Rodolfo Lins
Começou nesta segunda-feira (2), o Circuito Julino “O rei do baião”, com a participação das crianças e adolescentes dos núcleos da Terra Prometida e Calabouço. O evento é realizado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Peti), da Secretaria da Família e Assistência Social. A festividade se estende por 15 dias, nos turnos da manhã e da tarde, no Espaço de Convivência Cultura e Cidadania Herdeiros do Futuro, no Jardim Carioca, em Guarus.
Aproximadamente cerca de 100 crianças e adolescentes dos diferentes núcleos participaram de contação de história sobre a vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga e os 100 anos do Rei do Baião, entre diversas atrações características de uma festa junina, como dança de quadrilha, pescaria, corrida de saco, dança da cadeira, apresentações artísticas, entre outros. Além de distribuição de lanches, cachorro quente, doces e pipoca. Amanhã (terça-feira, 03) o evento terá participação das crianças e adolescentes atendidas pelos núcleos de Venda Nova e Martins Lage.
O coordenador do Peti, Jeferson Paes, ressalta que é muito importante a realização deste trabalho com as crianças dos núcleos, além participação de toda equipe técnica do programa, que está junto neste festejo cultural. “É importante viabilizar e assegurar espaço de referência para o convívio grupal, comunitário, social, para o desenvolvimento de relações de afetividade das crianças e adolescentes que fazem parte dos 34 núcleos”, concluiu o coordenador.
Samela de Souza Santos, de 13 anos, do núcleo Terra Prometida, está cursando a 7ª série no Ciep Nilo Peçanha e afirma que a festa junina acontece uma vez por ano. “É muito bom poder participar e interagir com alunos dos outros núcleos”, afirmou a estudante.