Por Lara Abreu/Secom
O Lar Fabiano de Cristo, em parceria com a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares e o Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Social, comemora nesta quarta-feira (25), o Dia da Mulher Negra. O evento acontece na Praça São Salvador, de 9h às 17h. Na programação haverá oficina de estética afro, informando sobre a valorização e beleza da mulher negra, trabalhos com cabelos negros, além de apresentações de capoeira e teatro.
A data internacional foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e se consolidou em Campos como lei municipal nº 7.924, em 2007. De acordo com a coordenadora do evento do Lar Fabiano de Cristo, Rita Baiana, o objetivo do encontro é informar sobre as especificidades da mulher negra, como autoestima, saúde e questão social.
- Este é um dia de alerta à população, onde mostraremos as particularidades e riquezas da mulher negra. Na oportunidade, serão escolhidas, ainda, duas mulheres do público para fazerem penteado afro trançado - ressaltou Rita.
Segundo o presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Jorge Luis dos Santos, a programação está vasta. “O evento conta com apresentação de capoeira, leitura de textos pelo grupo de teatro da fundação sobre discriminação racial e mostra de slides e vídeos sobre a negra do ganho”, adiantou.