domingo, 29 de julho de 2012

Dependente químico ganha tratamento modelo

Foto: O Diário
Por Paulo César Oliveira/O Diário

Num cenário de 350 mil metros quadrados onde a natureza faz parte do cotidiano, cercado de montanhas, pássaros, animais e de uma estrutura de primeira, com piscina, campo de futebol, jardins, salão de jogos entre outras dependências, é que a Prefeitura de Campos estruturou um modelo inovador de Serviço de Proteção Social para pessoas com dependência química. As instalações do antigo Hotel Fazenda Pedra Lisa, na localidade de Morro do Coco, foram transformadas na Clinica de Tratamento Geremias de Mattos Fontes – primeira no país onde o paciente permanece por vontade própria e não por obrigação.

A estrutura moderna e bem equipada foi inaugurada com capacidade para receber até 70 pacientes, sendo 50 homens, 10 mulheres e 10 pessoas por medida compulsória (decisão judicial). Foi entregue a comunidade no dia 4 de julho e, já no dia 9 recebeu os primeiros oito pacientes. Na última terça-feira (17), mais quatros pessoas foram encaminhadas após avaliação feita pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – órgão ligado a Secretaria Municipal da Família e Assistência Social.

De acordo com a secretária municipal de Família e Assistência Social, Izaura Freire, a proposta não é ser uma clinica de tratamento, mas sim um centro de apoio e amparo depois de realizado o tratamento do período mais critico.

Pacientes com crise de abstinência, por exemplo, não são destinados ao espaço. É necessário primeiro que façam o tratamento clínico, e só depois seja encaminhado ao Serviço de Proteção Social. “O projeto não prevê a reclusão da pessoa. A ideia é de que ela fique por vontade própria. Quando o paciente vem para cá, tem a consciência de que vai ficar por que quer. Aqui existe acompanhamento médico, psicológico e social”, explica Izaura. Leia mais >