segunda-feira, 9 de julho de 2012

Unidade do Hemocentro na Secretaria da Família e Assistência

Foto: Rodolfo Lins
A Unidade de Coleta Móvel do Hemocentro esta recebendo doações nesta segunda-feira (9), na Secretaria da Família e Assistência Social. A ação acontece hoje (segunda-feira, 09) e quinta-feira (12), das 8 às 17h, na sede da secretaria, localizada na Travessa Santo Elias, nº 46, no Jardim Carioca.
As pessoas que não puderem fazer a sua doação nesta segunda-feira (09) devem procurar o Hemocentro, situado no Hospital Ferreira Machado, que também recebe doações diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7 às 18h.
Segundo a médica Daniela Tudesco, o hemocentro está com uma carência muito grande de sangue. Ela acrescenta que é preciso que haja doação de todos os tipos sanguíneos. O baixo comparecimento de doadores preocupa a equipe da unidade, que tem recebido uma média de 20 doações/dia, mas precisa de 70/dia para manter o estoque equilibrado.
- Ultimamente a equipe não está conseguindo manter o estoque sanguíneo, por falta de doadores. As cirurgias eletivas, aquelas que não são emergência, os médicos acabam tendo que adiar constantemente por falta de sangue - finalizou Daniela Tudesco.
Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Campos acompanhados pelos seus representantes legais, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável, com cópia da identidade oficial também do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.
Como forma de incentivar os servidores a doar, também entrei na fila.  Já tenho esse hábito de doar, há muito tempo. Agora com essa facilidade da unidade móvel vir até aqui, ficou bem mais fácil. É preciso que todos façam o mesmo, doem.