terça-feira, 17 de julho de 2012

Famílias da Ilha do Cunha começam mudança para Esplanada

Foto: Juarez Fernandes
Por Noel Junior

A Prefeitura deu início, nesta terça-feira (17), à desocupação das residências da Ilha do Cunha, área de risco que fica às margens do Rio Paraíba do Sul. Com o apoio da Defesa Civil e da Secretaria da Família e Assistência Social, 30 famílias já começaram a mudança para as novas casas do programa Morar Feliz do Parque Esplanada, que ganharam da Prefeitura. Quinze caminhões foram envolvidos no processo de mudança dos pertences das famílias.

No Morar Feliz do Parque Esplanada foi construído um condomínio residencial com 186 casas. De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, Major Pessanha, a previsão é para que 140 famílias da Ilha do Cunha se mudem para o Morar Feliz do Esplanada até o final desta semana. “Esta é a realização de um sonho antigo dos moradores daquela localidade, que, há anos, vinham sofrendo com alagamentos, ficando desalojadas ou desabrigadas”, afirmou.

Às vésperas de completar 74 anos de idade, em agosto deste ano, a doméstica Maria Geisa Messias Genásio, moradora da comunidade há mais de 32 anos, iniciou o processo de mudança bastante entusiasmada. Ela afirmou que esse é o melhor presente que poderia receber. “Estou muito feliz! Graças a Deus e a Prefeitura estou saindo daqui, e não pretendo voltar nunca mais aqui na Ilha do Cunha”, disse.

Demolição – Segundo o subsecretário, todas as moradias desocupadas na Ilha do Cunha serão demolidas até sexta-feira (20), mediante o corte de luz e da água, pela Ampla e Águas do Paraíba, respectivamente. “Já chorei muito hoje por ter que deixar minha casa, criei minha família aqui, mas, pelo menos, não vou mais sofrer com os problemas de enchentes”, relatou Aleil Rodrigues da Silva, 62 anos, porteiro, morador há 38 anos na comunidade.