quarta-feira, 11 de julho de 2012

Projovem: adolescentes conquistam o primeiro emprego

Por Francisca de Assis/Secom

“Estou muito feliz por ter conseguido o meu primeiro emprego. Através dele eu posso ajudar meus pais nas despesas de casa”. A afirmação é da jovem Carini de Souza, de 16 anos. Ela está trabalhando no Banco do Brasil, através do programa Aprendiz Legal, do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O encaminhamento foi feito pelo Projovem Adolescente, programa desenvolvido pela prefeitura de Campos, através da Secretaria da Família e Assistência.

Carini trabalha quatro horas por dia, de segunda à sexta-feira e recebe R$ 627,00. “Eu tenho uma série de benefícios, como plano de saúde, passagem e vale alimentação”, conta a jovem, que está cursando o 2º ano do ensino médio.  Ela faz, também, capacitação em práticas bancárias, no Ciee.

-Ao todo, cerca de 30 adolescentes do Projovem Adolescente estão inseridos no mercado de trabalho, em Campos. Ficamos felizes em poder ajudar estas famílias – afirma a coordenadora Pedagógica do programa, Claudete Cherene.

No município, 1.200 adolescentes de 15 a 17 anos são atendidos pelo Projovem Adolescente. Eles participam de oficinas de artes plásticas, artesanato, informática, dança e atividades esportivas. Além das atividades sócio-educativas, o programa trabalha a cidadania e a preservação do meio ambiente.