segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Agenda 21 e transporte público na reunião do Comudes

Foto: Rodolfo Lins
Por Telmo Filho/Secom
29 de outubro de 2012

Elaboração do fórum para a Agenda 21 Local foi um dos temas abordados na 18ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal para Desenvolvimento Sustentável (Comudes), realizada nesta segunda-feira (29), no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Campos. O secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral, disse que a Agenda 21 é necessária no mundo inteiro e é um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável.

- Estamos retomando o processo para que possamos, em breve, realizar o fórum da Agenda 21 Local, que visa sustentabilidade, com participação de toda sociedade civil organizada e do governo - ressaltou o secretário, que apresentou aos conselheiros do Comudes todas as ações realizadas pela secretaria e órgãos afins para a elaboração da Agenda 21 Local.

O presidente da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Álvaro Oliveira, fez um balanço da segunda audiência pública, quando se discutiu o transporte coletivo do município. De acordo com Álvaro, a audiência foi o primeiro passo do processo de licitação do transporte público da cidade. “Foi uma audiência positiva, tivemos sugestões que estão sendo incorporadas ao projeto básico. Agora é aguardar esse projeto básico ficar pronto e lançarmos o edital”, comentou.

Corredor Logístico – Na reunião passada, o conselheiro José do Amaral, presidente do Sindicato Rural de Campos, solicitou que um representante da Secretaria de Obras e Urbanismo passasse algumas informações sobre o Corredor Logístico. Hoje, o coordenador de Insfraestrutura da secretaria, César Romero, explicou que o Grupo X, responsável pela construção do Porto do Açu, faria um novo estudo do traçado que começaria na localidade do Carvão, passaria pelo Rio de Janeiro e seguiria até Goiás, mas que até agora nada foi apresentado.

- A Prefeita Rosinha Garotinho barrou o estudo anterior que viria desde o Açu, em São João da Barra, passaria pela Estrada dos Ceramistas e atravessaria o Distrito de Ururaí, dividindo a cidade. E há um projeto do governo de duplicação da BR-101 de Ururaí até a Avenida Alberto Torres - falou. A próxima reunião do Comudes está agendada para o dia 26 de novembro.