terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bons hábitos alimentares apresentados à população

Foto: Rodolfo Lins
Por Elenice Costa
16 de outubro de 2012

O evento em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, que tem como objetivo conscientizar a opinião pública sobre os perigos provenientes da insegurança alimentar, aconteceu nesta terça-feira (16), no Jardim São Benedito. Desenvolvido pela Secretaria da Família e Assistência Social, através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), o evento teve parceria com as secretarias de Agricultura, Saúde, Educação, além de participação dos alunos do Curso de Nutrição da Faculdade Redentor.

Com o tema “Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo”, a idéia foi conscientizar a população sobre a importância dos bons hábitos alimentares para o funcionamento ideal do organismo. Aberto ao público, profissionais das secretarias envolvidas realizaram aferimento de pressão, teste glicêmico, além de fornecer informações sobre alimentação e nutrição, acompanhadas de atividades lúdicas.

Segundo o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrícola, Moisés Machado, Campos tem várias iniciativas consideradas boas nas áreas de educação alimentar. “O grande índice de açúcar e gordura em determinados alimentos tem aumentado bastante o nível de crianças e adultos com obesidade. A maioria delas poderá adquirir em um tempo bem rápido doenças como diabetes, cardíacas, entre outras”, acrescenta.

- Estamos realizando um trabalho de extensão e a idéia é colaborar com a prefeitura junto ao Conselho Municipal de Segurança Alimentar para formular a integração das ações que já existem - concluiu o consultor.

Segundo a coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), da secretaria da Família e Assistência, Danielli Quilici, é importante valorizar as ações de segurança alimentar no âmbito mundial. “Contamos com parcerias de diversos segmentos voltados à alimentação. Neste evento a intenção é chamar a atenção das pessoas que vivem em insegurança alimentar, mostrando que, muitas vezes, elas têm os alimentos saudáveis nos seus quintais e não sabem como utilizar”, afirmou a nutricionista.

Danielli Quilici acrescenta que, atualmente, existem cerca de 900 milhões de pessoas passando fome em todo mundo e 70% dessas encontram-se em áreas rurais. Por conta desse grande índice, o tema escolhido este ano, “Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo”, tem a intenção de valorizar as ações das cooperativas rurais que geram, mundialmente, cerca de 100 milhões de empregos em diversas áreas, representando 20% a mais que os empregos gerados pelas empresas multinacionais.