terça-feira, 16 de outubro de 2012

Palestra para estudantes do Pronatec

Foto: Rodolfo Lins
Por Elenice Costa
16 de outubro de 2012

A Secretaria da Família e Assistência Social, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), realizou nesta terça-feira (16) palestra com tema, “Você de Olho no Mercado de Trabalho”. A palestra, no Senai, foi ministrada pelo funcionário público federal, Toni Ferreira, direcionada aos alunos que estão participando dos diversos cursos do programa. 

O objetivo do evento foi melhorar a autoestima, além de incentivar e conscientizar os alunos sobre a importância da capacitação profissional, informando-os sobre a atual situação do mercado de trabalho no município, seu panorama, necessidades e principais demandas das empresas instaladas. Segundo Toni Ferreira, é fundamental que os jovens que estão se preparando para ingressar em uma determinada carreira fiquem atentos às dificuldades que, provavelmente, possam encontrar.

A palestra é motivacional e tem como proposta abrir os olhos desses jovens para o mercado de trabalho. Ele afirma que é importante que os estudantes aproveitem o tempo para adquirir conhecimento, porque, segundo ele, conhecimento vale vaga de emprego no mercado de trabalho.

A estudante do curso de auxiliar de operação logística, Luciene Escocard, afirma que, através da palestra, a maioria dos alunos acaba se interessando nas questões do mercado de trabalho. “Não basta só ter bons cursos, é importante saber o que realmente está cursando e gostar daquilo que faz. A minha expectativa é concluir o curso de auxiliar de operação logística e tentar uma vaga no mercado de trabalho”, finaliza a estudante.

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal e instituído pela Lei Nº 12.513, tendo como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino, formando profissionais qualificados para atuar num mercado globalizado e cada vez mais exigente. O público atendido pelo Programa são pessoas de 16 a 59 anos que sejam beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família ou que tenham perfil para serem inseridos no Cadúnico. A meta é beneficiar 3 milhões de brasileiros com a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes.