sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Projeto “Qualidade de vida do servidor” prossegue

Foto: Rodolfo Lins
Por Frânio Abreu
05 de outubro de 2012

O terceiro dia de atividades do projeto “Qualidade de vida do servidor”, lançado essa semana pelo Departamento de Gestão do Trabalho, da secretaria da Família e Assistência Social, reuniu nesta quinta-feira (04), a fisioterapia e a educação física, numa demonstração de que uma atividade associada à outra, fortalece o paciente. O projeto consta, ainda, de ginástica laboral, além de orientação sobre os alimentos de alto valor nutricional, a cargo da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), prevenção a doenças através de testes, entre outros.

A fisioterapeuta, Káritha Abreu, explicou o que é Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Relacionadas ao Trabalho (DORT), os distúrbios osteo-musculares provenientes, entre outros. “A LER é uma síndrome constituída por um grupo de doenças, como tendinite, bursite, síndrome do túnel do carpo, mialgias, entre outros. Tudo isso provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida”, acrescenta a fisioterapeuta.

Ela deu algumas dicas de comportamento no trabalho, como forma de amenizar a situação. Entre elas, conhecer os ajustes possíveis para a cadeira de trabalho. E que, ao sentar, deve-se ajustar a altura do encosto no meio das costas e o assento de tal forma que os cotovelos fiquem sem esforço na altura do tampo da mesa. “Ao digitar procure uma acomodação na qual cadeira e pernas façam um ângulo de 110 graus”, acrescenta.

O Gestor do Trabalho, André Ventura, disse que esse trabalho vem de encontro à programação do Mês do Servidor, onde são desenvolvidas várias atividades, entre elas, palestras temáticas com foco educativo e preventivo, que contribuem para o dia a dia dos servidores. “Percebemos que existia a necessidade de um projeto como esse, que poderá ser estendido a todos os equipamentos da secretaria. O trabalho é mais abrangente e consta, também, de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outros”, completa André Ventura.