terça-feira, 2 de outubro de 2012

Família e Assistência lança projeto para seus servidores

Fotos: Rodolfo Lins
Por Elenice Costa
02 de outubro de 2012

A secretaria da Família e Assistência Social, através do Departamento de Gestão do Trabalho, realizou nesta terça-feira (2), em suas dependências, apresentação do Projeto “Qualidade de Vida do Servidor”. O projeto consta de ginástica laboral, além de orientação sobre os alimentos de alto valor nutricional, prevenção a doenças através de testes, entre outros.
O objetivo é trabalhar na valorização do servidor da assistência, através da qualidade de vida, focando sempre no bem estar dos profissionais. Tudo isso, através de ginástica laboral, executada por profissionais de educação física, avaliação ergométrica com a fisioterapeuta Káritha Abreu, dicas de alimentação saudável com o departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), dentro do tema, “Alimentos com ênfase nas várias fases de vida”, entre outros.

De acordo com o Gestor do Trabalho, André Ventura, esse trabalho vem de encontro à programação do Mês do Servidor, onde são desenvolvidas várias atividades, entre elas, palestras temáticas com foco educativo e preventivo, que contribuem para o dia a dia dos servidores. “Percebemos que existia a necessidade de um projeto como esse, que poderá ser estendido a todos os equipamentos da secretaria. O trabalho é mais abrangente e consta, também, de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outros”, completa André Ventura.

Segundo a coordenadora do SAN, Danielle Quilici, a educação alimentar abrange muito mais do que o simples controle do que é ingerido. E, ainda, que a compulsão por comida, muitas vezes, pode estar atrelada a problemas emocionais, que deverão ser diagnosticados e tratados. “A educação alimentar não é regime, É, na verdade, resgate do verdadeiro sentido da alimentação, que é nutrir o caráter preventivo”, acrescenta a nutricionista.