sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Palestras para alunos do Pronatec

Foto: Divulgação
Por Elenice Costa
19 de outubro de 2012

A Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), realizou nesta quinta-feira (18), palestra com tema “Você de Olho no Mercado de Trabalho”. A palestra, no Senac, foi ministrada pelo funcionário público federal, Toninho Ferreira, ator e humorista, MBA em Programação Neuro-linguística (pós-graduado), formado em Jornalismo, Educação Física e em Administração (pós-graduado), direcionada aos alunos que estão participando dos diversos cursos do programa.
O objetivo do evento foi melhorar a autoestima, além de incentivar e conscientizar os alunos sobre a importância da capacitação profissional, informando-os sobre a atual situação do mercado de trabalho no município, seu panorama, necessidades e principais demandas das empresas instaladas. Segundo Toninho Ferreira, é fundamental que os jovens que estão se preparando para ingressar em uma determinada carreira fiquem atentos às dificuldades que, provavelmente, possam encontrar e, seguindo sua linha de pensamento, o conhecimento é o ponto base e inclusive, o diferencial para uma vaga de emprego. Na ocasião, foi ressaltada pela Coordenadora Pedagógica do Senac, Rosane Miranda, a importância da palestra para a integração e conhecimento dos alunos.
O Pronatec foi criado pelo Governo Federal e instituído pela Lei Nº 12.513, tendo como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino, formando profissionais qualificados para atuar num mercado globalizado e cada vez mais exigente. O público atendido pelo Programa são pessoas de 16 a 59 anos que sejam beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família ou que tenham perfil para serem inseridos no Cadúnico. A meta é beneficiar 3 milhões de brasileiros com a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes.