quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Programa Morar Feliz em evento internacional

Divulgação
Por Elenice Costa
24 de outubro de 2012

A equipe do Departamento de Políticas Habitacionais do Programa Morar Feliz, da Secretaria da Família e Assistência Social, estará participando do IV Seminário Internacional “Direitos Humanos, Violência e Pobreza”. O evento acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e será coordenado pelo Programa Estúdios Del América Latina y Caribe (Proealc), sob a Coordenação Geral da professora da UERJ doutora Silene Moraes Freire.

Em 2011 o evento ocorreu em Montevidéu, no Uruguai, na Faculdade de Ciências Sociais da Universidad de La Republica. Este ano o Seminário irá ocorrer na cidade do Rio de Janeiro, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com a presença de ilustres autores e parceiros de outros programas de pesquisa e pós-graduação de universidades do exterior. 

A assistente social, Pollyana Lopes Dutra, da Secretaria da Família e Assistência Social, vai apresentar um artigo com o tema: “Direito à Moradia, Direitos Humanos e a Segregação Sócio-Espacial : Um breve olhar sobre a política habitacional em Campos dos Goytacazes”. O tema foi aprovado pelo grupo de discussão de “Direitos Humanos e Direito à Cidade”, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Segundo Pollyana Dutra, o evento tem grande reconhecimento no meio acadêmico no Brasil e nos países da América Latina. “É um avanço muito grande poder levar este estudo aos demais estudiosos e, também, aos grandes nomes da área do Serviço Social e da Habitação, não só do Brasil, mas também do exterior, ressaltando a grandiosidade e expansão da política habitacional do Programa Morar Feliz implantado no município de Campos”, acrescenta.

- Eu acredito que, além de alavancar o potencial das políticas habitacionais na vida dos beneficiários, será um aprendizado para mim e para os demais profissionais envolvidos - concluiu a assistente social.

A secretária Izaura Freire, explica que o programa habitacional de Campos é o maior do interior do Brasil já em atividade e está servindo de exemplo para outras capitais. “Essa é uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos e nós de Campos, que temos um programa deste porte, não poderemos estar de fora”, finalizou a secretária municipal de Campos.