quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Campos em evento que comemora o Dia Internacional do Idoso

Foto: Rodolfo Lins
Por Elenice Costa
25 de outubro de 2012

A psicóloga Williana Mello e a assistente social Sheyla Coelho Bastos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria da Família e Assistencial Social, estarão representando o município de Campos no seminário em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, em Carmo do Rio Claro. A data é lembrada anualmente no dia 1º de outubro e, de forma local, as comemorações serão realizadas nesta quinta-feira (25), através do Conselho Municipal do Idoso. As comemorações terão como tema “Rompendo o Silêncio”.

O início do evento está previsto para às 13h, com orientações feitas pelos profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), equipes da Estratégia de Saúde da Família, (ESF) e do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). A partir das 16h, as atividades passam a ser na Praça Maria Goulart, onde terá início um torneio de truco. Logo após, às 20h, está previsto um animado forró como confraternização.

A Semana foi marcada por dois eventos importantes para a Política Municipal do Idoso. No último dia 23, representantes de Campos estiveram presentes no Encontro Regional dos Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso, em Macaé, que teve como representante local o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), André Aragão.

Em ambos a palestrante, Maria José Ponciano, presidente do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Idosa (CEDEPI) discutiu o tema: “Implantação do Fundo Nacional, Estadual e Municipal do Idoso”. Segundo a presidente do CEDEPI, a lei federal 12.213/10 determina que seja criado nos municípios o Fundo Municipal do Idoso e seguiu traçando orientações quanto à regulamentação desta implementação.

Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), André Aragão, o fundo irá beneficiar em muito o município. “Este fundo servirá para captação de recursos federais, estaduais, municipais e de iniciativa privada para aplicação em projetos voltados para o idoso”. Também participaram do Seminário, Cristiane Branquinho – 3º CAO Ministério Publico e a Superintendente de Políticas para a Pessoa Idosa, Maria da Penha Silva Franco, que também apresentou o Banco de Dados - Programas e Ações Voltadas para a Pessoa Idosa nos Municípios do Rio de Janeiro e Estratégias para Implementação das Deliberações da III Conferencia Nacional – 2011.