sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mais uma etapa de capacitação do Suas

Foto: Rodolfo Lins
Por Elenice Costa
19 de outubro de 2012

A terceira etapa da Capacitação dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que esta sendo dirigida aos profissionais da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, aconteceu nesta sexta-feira (19), na Universidade Federal Fluminense (UFF). A capacitação acontecerá todas às sextas-feiras, a cada 15 dias, voltada aos profissionais técnicos de níveis superiores e médios. E, ainda, contará com a participação de professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Campos e Niterói, além de profissionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e convidados, dentro da política do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no município.

Segundo o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), José Luiz Viana da Cruz, nesta terceira fase da capacitação para profissionais de nível superior, foi discutida a importância do planejamento dos trabalhadores do Suas, principalmente, as dificuldades encontradas nos planejamentos de políticas sociais, no contexto histórico, social, econômico, territorial, político e cultural.

Ele acrescenta que é impossível ter uma boa prática sem a teoria, ter políticas públicas sem planejamento e, ainda, ter um bom planejamento sem dinâmica. “É preciso conhecer a realidade onde se atua nos diversos níveis de contexto, como local, regional e nacional”, finaliza o professor. 

Já em nível de segundo grau, os participantes discutiram assuntos sobre Políticas Nacionais da Assistência Social (PNAS) e Normas Operacionais Básicas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) – gestão, controle social e co-financiamento não governamental.