quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Aula inaugural para qualificar ex-catadores de recicláveis

Foto: Juarez Fernandes
Por Jualmir Delfino/Secom
23 de outubro de 2012

Aula inaugural para qualificar ex-catadores de recicláveis teve início na noite desta segunda-feira (21), no Ciep da Comunidade da Terra Prometida, em Guarus, o Projeto Reconstruindo o Futuro, que compreende a realização de cursos de qualificação profissional para 150 ex-catadores e catadoras de materiais recicláveis que, por falta de capacitação, trabalhavam há anos em condições insalubres no antigo aterro sanitário de Guarus. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura e tem por objetivo qualificar homens e mulheres em sete cursos na área da construção civil, a fim de prepará-los para ocupar as vagas que estão sendo oferecidas por diversas construtoras. E, assim, através do emprego qualificado com carteira assinada, essas pessoas possam desempenhar suas atividades em ambiente salubre, com melhores salários e com dignidade.

O secretário de Trabalho e Renda, José Alberto Nogueira, que representou a Prefeita Rosinha Garotinho, explicou durante a aula inaugural que os sete cursos serão realizados através de parcerias entre as Secretarias de Trabalho e Renda e a de Serviços Públicos, além da empresa concessionária dos serviços de coleta de lixo do município, a Vital Engenharia. A Vital doou as ferramentas, os materiais de construção civil (tijolos, areia, cimento, argamassa, pisos, azulejos, lixas, selador, tinta e ferramentas, como martelo, colher de pedreiro, prumo, esquadro, nível de mão, serra manual); e também EPI (equipamentos de proteção individual). Para facilitar a vida das donas de casa, os cursos serão ministrados no Ciep da própria comunidade, que terá várias instalações reformadas.

Os sete cursos - A solenidade contou com a presença de gestores das duas secretarias envolvidas e também familiares dos alunos que assistiram no data show com imagens em slides, que ilustravam a explanação sobre os cursos que vão ser ministrados a partir desta terça-feira (22) para qualificar homens e mulheres que vão atuar nas profissões de carpinteiro (a), eletricista predial, bombeiro (a) hidráulico (a), pintor predial, pedreiro (a) - com capacitação para alvenaria, colocação de piso, cerâmica, e azulejo.

O secretário de Limpeza Pública, Zacarias de Albuquerque, cumprimentou os alunos e proferiu palavras de incentivos para que todos iniciem e concluam os cursos, a exemplo de outros alunos que já passaram pelo curso de qualificação e já estão no mercado de trabalho, com carteira assinada, e com salários que conferem dignidade.

- Somente no ano passado a Ampla (empresa concessionária do Estado para serviços de fornecimento de energia elétrica), fez em Campos 18 mil novas ligações em imóveis. Isso significa que existem pelo menos mais 18 mil casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais para fazer manutenção e isso gera emprego certo para eletricistas. E quem for qualificado terá melhor renda - incentivou.

O secretário José Alberto reforçou: "Estamos trazendo estes cursos com o objetivo de tirar vocês da vulnerabilidade social e dar novo rumo na vida de todos, a partir da qualificação que proporcionará a inserção de vocês no mercado de trabalho, para trabalhar com dignidade e ter condições de dar melhor qualidade de vida para si e para suas famílias", concluiu o secretário de Trabalho e Renda, José Alberto.