sábado, 29 de setembro de 2012

A "Praça de Todos” já está lançada no Eldorado

Foto: Juarez Fernandes

Por Elenice Costa
29 de setembro de 2012

Moradores do parque Eldorado e adjacências participaram neste sábado (29), do lançamento da pedra fundamental que dará início às obras da Praça dos Esportes e da Cultura (PEC). A praça, denominada “Praça de Todos”, terá cerca de sete mil metros quadrados de área e será dotada de quadras poliesportiva coberta e de areia, pistas de caminhada e de skate, playground, biblioteca, Centro de Referência e Assistência Social (Cras), entre outros.

A previsão é de que as obras sejam iniciadas nos próximos dias. A PEC é um programa do governo federal, envolvendo os ministérios do Planejamento, Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Esporte e Cultura, em parceria com a prefeitura que, por sua vez, envolve as secretarias da Família e Assistência Social, Cultura, Esportes, Obras e Urbanismo, Educação, Segurança e Ordem Pública, além do Centro de Informação e Dados de Campos (Cidac).

Durante o evento, moradores participaram de apresentações culturais diversas, entre elas, da Banda de Fanfarra, da secretaria de Educação; ônibus da cultura e ciência, também pela secretaria de Educação; animação cultural; e apresentação cultural do Programa Projovem, da secretaria da Família e Assistência Social, além de apresentação de capoeira pela coordenação de Igualdade Racial da secretaria da Família e Assistência Social.

O morador José Luiz Gama, de 50 anos, afirma que essa iniciativa vai contribuir bastante para o desenvolvimento do bairro, além dos demais próximos a ele. “E, também, será importante para educação e formação de nossas crianças. Uma construção como essa é o sonho de anos dos moradores”, finalizou José Luiz.

A dona de casa, Shirly Ribeiro Santos, de 32 anos, mãe do pequeno José Ricardo, 4 anos, afirma que com a construção dessa praça o bairro vai tomar uma nova vida. “Estamos muito satisfeitos com essa iniciativa do governo. E as atividades desenvolvidas beneficiarão bastante a nova geração de adolescentes”, concluiu a dona de casa.

De acordo com a secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, a construção da praça envolve a ação de várias secretarias e, por isso, se tornará referência, uma espécie de centro de convivência, onde a comunidade terá varias opções de atividades. “O nome já diz, Praça de Todos. Vamos reunir aqui moradores do Eldorado, Codin, Santa Rosa, Bandeirantes e outros, numa convivência prazerosa e harmônica. E o mais importante, com pessoas de todas as idades, desde crianças, até a terceira idade”, acrescenta a secretária.