segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Departamento criado como forma de agregar raças e povos

Foto: Rodolfo Lins
Por Frânio Abreu

Como objetivo de calcar o recém-criado Departamento de Igualdade Racial dentro da política pública de atendimento da assistência, a secretária municipal de Assistência Social, Izaura Freire, se reuniu mais uma vez com os integrantes do setor, reforçando a idéia de que todo o trabalho a ser desenvolvido terá como alvo o usuário. A secretária explica que igualdade racial não é só o negro e que este passa por outros recortes, levando-se em consideração que o Brasil reúne uma variedade de raças e povos.
- É preciso trabalhar essas raças, principalmente, no sentido de agregá-las à sociedade que se vive. Um departamento importante como esse não pode nunca se transformar em gueto, nem promover segregação. Pode e deve, sim, ser um espaço de congregação, heterogêneo, tudo isso tendo como viés a política da assistência – acrescentou a secretária.
Os integrantes do departamento apresentaram os projetos que serão desenvolvidos, entre eles, o “Departamento Itinerante”, que vai percorrer os Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Centros de Referência e Assistência Social (Cras), além de departamentos diversos, entre outros. E, ainda, o “Disque Racismo”, com um telefone 0800 para melhor acesso da população, entre outros projetos.
A Lei nº 10.639, que trata da importância do ensino da história da África na educação básica, tornando obrigatório o ensino da história dos afro-brasileiros e africanos no ensino fundamental e médio, além da Lei nº 12.639, que trata da igualdade racial, serão amplamente divulgadas e debatidas pelo departamento, considerando que elas são relativamente novas e pouco conhecidas na sociedade.