sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Realizada a I Capacitação dos Trabalhadores do SUAS

Foto: Rodolfo Lins
Por Elenice Costa
14 de setembro de 2012

Começou nesta sexta-feira (14), na Universidade Federal Fluminense (UFF), a primeira Capacitação dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), da Secretaria da Família e Assistência Social. A iniciativa está vinculada à Política Nacional de Capacitação dos Trabalhadores do (Suas) e será na modalidade de atualização e nivelamento. A capacitação acontecerá  a cada 15 dias, voltada aos profissionais técnicos de níveis superior e médio.
Na cerimônia de boas vindas, a secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, explicou que capacitar profissionais é fundamental dentro da política de assistência. “O Suas está em construção para a melhoria da política no município. Devemos cada vez mais unificar e colocar nossos serviços, nosso saber, dentro deste contexto. Todos participantes devem aproveitar essa capacitação para despertar, daqui para frente, um novo olhar neste processo de atualização e nivelamento. A Secretaria da Família e Assistência Social e a Universidade Federal Fluminense (UFF) estão juntas neste processo”, concluiu Izaura Freire.
De acordo com a superintendente de Gestão do Suas, na secretaria da Família e Assistência, Aline Giovannini, o processo de aprimoramento do sistema imprimiu mudanças de concepção da gestão, dos serviços e dos benefícios, alterando significativamente os processos de trabalho e exigindo especialização para responder as necessidades das famílias e indivíduos, de modo que a atuação dos trabalhadores se torne a principal tecnologia da política pública de assistência social.
A professora e coordenadora do Projeto de Capacitação dos Trabalhadores do Suas, na universidade, Érica Almeida, explicou que capacitar profissional é de vital importância para a política de assistência social, considerando que todos os trabalhadores têm que garantir os direitos socioassistenciais. E a UFF está feliz de poder participar desta grande iniciativa e contribuir com a reflexão sobre o desafio da assistência social no Brasil e no município de Campos.
Serão oito encontros, que acontecerão todas às sextas-feiras, contando com professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Campos e Niterói, além de profissionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e convidados, dentro da política do Sistema Único de Assistência Social no município.