terça-feira, 18 de setembro de 2012

Campos participa no Rio de apresentação de projeto piloto

Foto: Divulgação
Por Elenice Costa
18 de setembro de 2012 

A secretária  da Família e Assistência Social, Izaura Freire, junto com a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Cristiana Versiani, além do diretor do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Gestão de Dados, Felipe Rocha, participou ontem, segunda-feira (17), da primeira reunião de apresentação do projeto piloto para acesso ao Portal de Informações Gerenciais do Rio Sem Miséria (RSM). O encontro, no Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio (Proderj), no Rio de Janeiro, reuniu representantes de 11 municípios, entre eles, Campos, Cabo Frio, Belford Roxo, Itaguaí, Quissamã, entre outros.
 A proposta é estender a utilização do portal de informações para todos os 92 municípios do estado, após conclusão do projeto piloto. O novo portal apresenta layout totalmente remodelado (www.portal.intragov.rj.gov.br), dividido em blocos temáticos com os principais serviços, sendo de fácil navegação. A nova ferramenta vai trabalhar com a realidade a partir dos dados coletados, fortalecendo as políticas públicas, dando visibilidade aos trabalhos sociais.

Cada município enviará dois técnicos ao Rio, para participar de oficinas avaliativas. Através do portal, os profissionais indicados pelos municípios poderão ter acesso ao quantitativo dos relatórios dos usuários que são beneficiados pelos Programas Bolsa Família, Renda Melhor, além do Cadastro Único (Cad-Único).
 O novo elemento vai fortalecer as políticas públicas e será útil para os profissionais  receberem informações de vários territórios, uma espécie de espaço de troca, com a função de repassar e receber informações.

Segundo a subsecretária estadual de Integração de Programas Sociais, Lúcia Maria Modesto Pereira, hoje, os municípios repassam poucas informações de inclusão da gestão Bolsa Família, por exemplo. Segundo ela, o cadastro é uma ferramenta importantíssima para realizar, diagnosticar e formular políticas públicas. “O estado até hoje não tinha um sistema que pudesse revelar informações do Cad-Único, Bolsa Família e Renda Melhor. E o portal vem exatamente para disponibilizar vários relatórios e gráficos gerenciais, que vão  subsidiar os gestores municipais e estaduais para formulação e diagnóstico de políticas  públicas direcionadas às famílias em extrema pobreza”, acrescentou.
A  secretária  Izaura Freire fala sobre o convite feito a Campos para participar da apresentação do projeto piloto. “Participar desse piloto não só demonstra que o município de Campos está na vanguarda da política social, através de suas ações sócio-assistenciais, mas também coloca-se em um patamar importante no cenário estadual na perspectiva dos programas de transferência de renda, como por exemplo, o cheque cidadão e o renda mínima”, finaliza a secretária.