quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Campos participa de Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional

Foto: Divulgação
Por: Elenice Costa
18 de setembro de 2012

A Secretaria Municipal da Família e Assistência Social está representando o município de Campos nesta terça-feira (18), na I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional. O evento acontece no auditório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na Avenida Chile, nº 100, no Rio de Janeiro.

O objetivo é promover debate, em âmbito nacional, do qual resultem princípios e diretrizes para reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Os principais eixos temáticos discutidos são “Governança”, “Participação Social”, “Diálogo Federativo”, “Financiamento do Desenvolvimento Regional”, “Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade” e “Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável”.

A Conferência consta de seminários e discussões com temas gerais ligados aos eixos temáticos. Essa atividade terá a presença de representantes da sociedade civil, pesquisadores, gestores públicos, estudantes e autoridades em geral, resultando em proposta de princípios e diretrizes para a etapa macrorregional e nacional, que avançar no processo de construção de uma nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional.

Haverá um grupo de trabalho para discussão e priorização de propostas para as políticas nacional, macrorregional e estadual de desenvolvimento regional, a partir da leitura e dialógo com o texto-base. E, ainda, será realizada eleição de delegados do estado para as etapas macrorregional e nacional de conferência, que será realizada posteriormente.