quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Lançamento da pedra fundamental da Praça de Esportes e Cultura

Foto: Antônio Leudo
Por Frânio Abreu
27 de setembro de 2012

Neste sábado (29), a partir das 8h, a Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), denominada “Praça de Todos”, no parque Eldorado, vai sair do papel e começar a tomar forma. Será lançada a pedra fundamental da praça, marcando o início das obras no local, com prazo de entrega em nove meses. A PEC é um programa do governo federal, envolvendo os ministérios do Planejamento, Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Esporte e Cultura, em parceria com a prefeitura de Campos que, por sua vez, envolve as secretarias da Família e Assistência Social, Cultura, Esportes, Obras e Urbanismo, Educação, Segurança e Ordem Pública, além do Centro de Informação e Dados de Campos (Cidac).

Várias reuniões entre o poder público municipal e a comunidade do Eldorado e bairros em torno já foram realizadas e outras ainda acontecerão, para discutir a implantação da praça. Além disso, foram realizadas oficinas com dinâmica de grupos, para que os representantes das comunidades pudessem sinalizar qual a praça que eles sonham em ter no bairro e, ainda, conhecer o projeto. A praça terá um grupo gestor, que vai gerir o espaço junto com o poder público, formando um conselho. 

- É uma união de forças para a construção de um bem que será da comunidade e, por isso, ela tem que ter participação ativa no processo de implantação. Não adianta desenvolver um projeto, se ele não atende a comunidade - diz a coordenadora de Programas e Projetos da secretaria da Família e Assistência Social, Irecy Damasceno.

A secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, explica que a PEC não é uma praça comum, mas um centro de convivência, lazer e integração de vários bairros, como Eldorado, Jardim Eldorado, São Silvestre, Codin, Santa Rosa, entre outros. “É uma outra filosofia. É ali que as comunidades poderão se encontrar para desenvolver atividades diversas, reunindo desde crianças e adolescentes, até adultos e pessoas da terceira idade”, finaliza a secretária.

Dimensão - A PEC tem cerca de sete mil metros quadrados de área e será dotada de quadra poliesportiva coberta, quadra de areia, pista de caminhada e de skate, playground, biblioteca, Centro de Referência e Assistência Social (Cras), entre outros. Neste sábado haverá apresentação de Banda de fanfarra, pela secretaria de Educação; ônibus da cultura e ciência, também pela secretaria de Educação; animação cultural e apresentação cultural do Programa Projovem da secretaria da Família e Assistência Social; apresentação de grupo de talentos da 3º idade; aula de ritmo com professor de educação física para 3ª idade; apresentação de capoeira pela coordenação de Igualdade Racial da secretaria da Família e Assistência Social; apresentação de show de talentos da 3ª idade.