sábado, 22 de setembro de 2012

“Juntos Somos Fortes”: Prefeitura e Sebrae desenvolvem curso

Por Frânio Abreu
22 de setembro de 2012


“Juntos Somos Fortes”. Com este slogan, a consultora do Serviço de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae), Conceição Macedo, realizou durante três dias, palestra para mulheres que participam dos cursos do Programa de Inclusão Produtiva, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social. O curso trabalhou, especificamente, o empreendedorismo coletivo, com noções de solidariedade, confiança e cooperação.
Conceição Macedo explica que o ponto alvo foi mostrar as mulheres como trabalhar em conjunto. Acrescentou ainda que, quando um grupo amadurece, a partir daí parte-se para a tomada de decisão em termos de negócios, ou seja, se cria uma cooperativa, associação ou central de negócios.
Um vídeo foi apresentado no último dia de palestras, mostrando a diferença entre as três modalidades de negócios e, ainda, que nem sempre uma associação é ideal para o grupo. A cooperativa produz e trabalha a venda direta ao consumidor, podendo comprar de tudo e negociar, devendo ter um mínimo de 20 cooperados, todos de uma mesma área de produção. Já uma associação vende para as pessoas e não pode comprar e, ainda, não tem número fechado de participantes, em torno de pessoas físicas e jurídicas. E uma central de negócios é uma modalidade onde os produtores se reúnem para negociar em conjunto e todos têm voz e vez. Este também pode comprar e vender.
As três modalidades (cooperativa, associação e central de negócios) têm regimentos diferenciados e leis específicas. ‘Estamos aqui mostrando o princípio básico de um bom negócio em grupo, que é a solidariedade, confiança e cooperação. Está sendo muito proveitoso”, finaliza a consultora do Sebrae.
A secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, explica que na assistência social, não se pode somente dar o peixe, como diz o provérbio popular, mas também ensinar a pessoa a pescar. “A gente dá o curso e mostra as pessoas quais os caminhos que elas podem seguir e, a partir daí, é opcional. Outros cursos desta natureza vão ser realizados ao longo do tempo”, finaliza a secretária.