sábado, 8 de setembro de 2012

Lixo eletrônico já preocupa o governo municipal

Foto: Rodolfo Lins
O lixo eletrônico, que antes preocupava apenas os gestores dos grandes centros urbanos, já é motivo de preocupação para o nosso governo municipal.

A população de Campos, que em breve atingirá a marca dos 500 mil habitantes, já é detentora de mais de 600 mil celulares, ou seja, quase 1,3 aparelho por habitante. A informação é do Secretário de Serviços Públicos, Zacarias de Albuquerque, divulgada na manhã de hoje, sábado (8), no programa “Entrevista Coletiva”, da Diário FM – com Carlos Cunha.
- “Os fabricantes de aparelhos celulares, por exemplo, já têm seus programas de Logística Reversa. Porém, de ação ainda muito tímida e discreta em nosso município. O grande número de aparelhos deve ser observado, por conta do descarte dos aparelhos antigos. O governo municipal já planeja a colocação de postos de coleta em pontos estratégicos da cidade, facilitando assim, o descarte de maneira apropriada deste tipo de material”, afirmou Zacarias.
A minha sugestão é a de que, paralelamente, sejam elaborados planos de conscientização nas escolas e uma co-parceria entre as Secretarias para melhor efetivação do processo. No caso da Secretaria da Família, fazer a divulgação nos Programas PETI e Projovem e até disponibilizar os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), como pontos de coleta deste lixo eletrônico. 
Participou ainda da entrevista, o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos, Jivago Faria.