quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Sete famílias saem das ruas para o Morar Feliz

Por Elenice Costa

Através dos serviços de acolhimento prestados pelo Abrigo Lar Cidadão do Departamento de Proteção Especial da Secretaria da Família e Assistência Social, sete famílias que viviam em situação de rua foram inseridas, no último mês, no programa Morar Feliz.

O serviço é prestado através de um programa de atendimento técnico, composto por duas etapas: na primeira é realizado um acolhimento, que pode se estender por seis meses e onde é realizado levantamento do projeto de vida para cada usuário. Na segunda etapa é realizada a inserção da pessoa em situação de rua junto à família e a sociedade, em um processo de, após abriga mento, saída do usuário para sua vida própria.

Segundo a assistente social, Rogéria Crespo, esse trabalho é possível, pois a equipe sempre se preocupa com a inclusão desses usuários na inserção de benefícios como cheque cidadão, bolsa família, Beneficio de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

De acordo com o coordenador, André Aragão, é muito gratificante ver o resultado de um trabalho com pessoas que viviam em situação de rua. “Essas sete famílias podem hoje viver de forma autônoma e independente, gerando sua própria vida longe da realidade dos grandes problemas encontrados na rua”, afirmou.