sábado, 29 de setembro de 2012

Idosos casam em solenidade comunitária

Fotos Rodolfo Lins
Por Elenice Costa
29 de setembro de 2012

Doze casais realizaram a troca de alianças em cerimônia solene no II Casamento Comunitário realizado ontem, sexta-feira (28), no Clube da Terceira Idade, órgão vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social. A cerimônia foi celebrada pelo pastor Aroldo Felix, da II Igreja Batista de Campos e teve a participação do coral Doce Canto. Após a cerimônia, os casais, familiares, padrinhos e filhos participaram de festa de confraternização no Automóvel Clube Fluminense.

A iniciativa é do Departamento do Idoso e o objetivo é dar oportunidade às pessoas que pretendem formalizar uma união estável e não dispõem de condições financeiras para tal. É, ainda, a chance de concretizar um sonho, sem qualquer ônus, de forma que sejam legalmente reconhecidos, possibilitando o acesso das famílias aos direitos e benefícios previstos em lei.

O casal Janilton Ferreira da Silva, de 53 anos, e Darla Batista de Oliveira, 59, moradores do bairro Joquey Clube, namoraram por dois anos e ficaram durante 25 anos separados. “Há 12 anos resolvemos recomeçar a relação, a partir das atividades no Clube da Terceira Idade. Percebemos que estava na hora de oficializar nossa união”, completa a noiva.

Darla Batista, afirma que o dia do casamento é o dia mais importante da vida de uma mulher. “Vamos viver juntos daqui pra frente, unidos com muita harmonia, até que Deus nos separe”, finalizou.

Outro casal que estava radiante com a cerimônia solene foi o casal João Batista, de 62 anos, e Juana Darke Aguiar Leite, de 48. Juntos há sete anos, aproveitaram a oportunidade para oficializar a união.

Segundo a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Idoso, Silvia Peixoto, muitos casais não possuem condições de providenciar todos os trâmites para realizar o casamento e, dessa forma, a secretaria da Família e Assistência Social entendeu a necessidade e sonho de cada um.