sábado, 8 de setembro de 2012

Secretaria da Família aplaudida no Cepop

Foto: Rodolfo Lins
O sol forte do feriadão de 7 de setembro, não foi motivo para evitar que o Centro de Eventos Populares (Cepop), recebesse milhares de pessoas para prestigiar, ontem, sexta-feira (7), o desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência de nossa pátria. Essa foi a primeira vez que o Cepop sediou este evento - antes era realizado no centro da cidade.

As solenidades foram abertas pela prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, com o hasteamento das bandeiras do Município, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Em seguida, a prefeita fez, em carro aberto do exército, revista às tropas das forças militares que fazem a segurança na região.
A prefeita também abriu os desfiles, seguida pelo 56º Batalhão de Infantaria (BI), Polícia Militar, 5º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) e Guarda Civil Municipal. Em seguida, foi a vez dos Secretários Municipais, Secretarias, escolas, entidades, escolas e as Bandas de Fanfarra.
A Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, foi uma das mais aplaudidas pelo público ao passar pela avenida. As diversas ações executas por seus departamentos e equipamentos externos, surpreendeu a todos pela grandeza de seus números.


O Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), através do Cheque Cidadão beneficia 25mil famílias; o Bolsa Família tem quase 26 mil beneficiários; os 12 CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), fizeram 20.633 atendimentos e o SAN (Segurança Alimentar e Nutricional), faz mais de 200 atendimentos por mês. 
O Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), também apresenta números impressionantes. De janeiro a julho de 2012, a Casa de Passagem teve 1.196 atendimentos; Centro Pop - 1.604; CREAS I – 3.296; PETI – 9.675; Casa da Mulher Benta Pereira – 3.296; Abrigo Lar Cidadão – 3.305; CREAS II – 4.370; CREAS III – 3.825; Campos para Todos – 1.572; Serviço de Proteção Social à Pessoa com Dependência Química – 1.572.
Já o Departamento de Direitos Humanos e Cidadania (DDHC), através do defeso Municipal de Água Doce, beneficiou 415 famílias; no Programa Municipal Renda Mínima – 238 por mês; Defeso Municipal de Água Salgada – 582 famílias; Programa de Assentamento – 221 famílias; Economia Solidária – 39 atendimentos; além da ações do Programa de Igualdade Racial.

Já o Departamento de Políticas habitacionais (DPH), através do “Morar Feliz”, maior programa habitacional do país, beneficiou mais de 5.400 famílias.
Outros serviços, como os da Identificação Civil, Serviço Funerário, Atendimento Jurídico e o Projovem, que atende quase 1.500 jovens que viviam em situação de risco social, também impressionam a todos pelo número de ações deste governo.

- Não foi por acaso que recebemos tantos aplausos ao passar pela avenida. Mas não acolhi para mim, estes aplausos e manifestações de carinho que recebi durante o desfile. Me senti sim, na responsabilidade de estar ali representando uma equipe grandiosa e a nossa prefeita, Rosinha Garotinho, que nos dá condições para realizar todas estas ações que beneficiam a estas milhares de famílias campistas.
Izaura Freire