Foto: David Jones
Por Elenice Costa
24 de setembro de 2012
24 de setembro de 2012
Com objetivo principal de comemorar a Semana Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e assegurar a elas seus direitos através da implementação de políticas públicas que desenvolvam potencialidades e melhorem a qualidade de vida, o Serviço de Proteção Social para Pessoas Portadoras de Deficiência, o “Campos para Todos”, órgão ligado à Secretaria da Família e Assistência Social, iniciou nesta segunda-feira (24), no Centro de Referência e Assistencial Social (Cras) de Guarus, palestra com o tema “A Inclusão Social do Deficiente Visual”.
A palestrante foi a mestre em cognição e linguagem, especialista em deficiência visual, pós-graduação em Educação Inclusiva e pós- graduação em Psicopedagogia, Hildeny Rapozo da Silva Lima. Segundo Hildeny Rapozo, a idéia central é motivar as pessoas portadoras de quaisquer tipos de deficiência e integrá-las aos meios de convívio para que tenham os seus direitos respeitados, seja dentro da família, bairro, escola ou amigos. "Só assim eles podem conquistar um espaço e a exercer sua dignidade", afirmou a palestrante.
Durante a semana serão realizadas palestras em todos os Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e, também, nos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) com temas diferenciados envolvendo usuários atendidos pelo programa, além de técnicos. O objetivo é capacitar os funcionários para melhor atender a pessoa com deficiência, promovendo qualificação sobre a diversidade e acolhimento às diferenças. Leia mais >