sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Secretaria capacita servidores para atendimento via SUAS

Foto: Smfas
Por Elenice Costa
28 de setembro de 2012

Foi realizado nesta sexta-feira (28), na Universidade Federal Fluminense (UFF), o II Módulo da Capacitação dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), na modalidade de atualização e nivelamento. A capacitação foi dirigida aos servidores que atuam na Secretaria Municipal da Família e Assistência Social.

A capacitação acontecerá todas às sextas-feiras, a cada 15 dias, voltada aos profissionais técnicos de níveis superiores e médios. E, ainda, contará com a participação de professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Campos e Niterói, além de profissionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e convidados, dentro da política do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no município.

Durante o encontro, profissionais de nível superior discutiram a política de assistência social e apresentaram resultados da pesquisa realiza com os beneficiários do Programa Bolsa Família do município. A partir da pesquisa ficou constatado que 50% dos beneficiários não possuem companheiros e são famílias monoparentais, em sua maioria formada por mãe e filho.

De acordo com a coordenadora do Projeto de Capacitação dos Trabalhadores das Suas, Érica Almeida, esta tem a função de propiciar um espaço de referência, através de debates sobre as necessidades sociais dos usuários da assistência social. E, também, passar informações de como esses serviços têm sido prestados no município. “É um trabalho de grande importância, principalmente, com os servidores da Secretaria da Família e Assistência Social, que atuam com o trabalho de assistência. E a UFF está feliz de poder participar desta grande iniciativa e contribuir com a reflexão sobre o desafio da assistência social no Brasil e no município”, finalizou Érica Almeida.

Já em nível de segundo grau, os participantes discutiram assuntos sobre acolhimento de usuárias na rede Suas, as melhores formas de atendimento, encaminhamentos e articulações dos diversos serviços chamados de trabalho em rede. A terapeuta ocupacional, Tânia Terra, explica que todo o profissional tem que obter conhecimento básico sobre a legislação territorial e sobre os conceitos primordiais do sistema de atendimento ao usuário.